Recreação: Novos caminhos através de oficinas culturais, esportivas e educacionais
Confira a sugestão de Projeto Social da companheira Mariele Godoy do PT de Lavrinhas, defendendo a ideia de que a recreação é uma oportunidade de ação para harmonizar a sociedade

Infelizmente estamos passando por tempos difíceis em vários setores, não bastava a crise política, chegou a pandemia e consequentemente a crise sanitária. Porém, vivemos ainda uma crise social, onde filhas e filhos de trabalhadoras e trabalhadores não possuem a oportunidade através do Poder Executivo, de realizar atividades para o aprendizado de diversas culturais, sejam artísticas ou culturais, e esta crise, está acontecendo tempos antes da pandemia, principalmente com a política de desestatização promovida pelos tucanos e partidos do “centrão” em diversas cidades do estado de São Paulo.
Na visão desses elitistas, as pessoas mais pobres e sem condições de arcar com estudos ou prática de matérias que vão além das ensinadas no ensino público, como o ballet, o futebol, basquete, entre outras, não merecem ou não possuem o direito de receber tal oportunidade através do Estado. Uma das consequências deste pensamento, é a desmotivação da juventude, e as vezes infelizmente, acabam enxergando a falsa oportunidade da vida do crime. E o mesmo Estado, ao invés de gerar oportunidades para este público, muita das vezes investe em câmeras de segurança espalhadas pelas vias públicas, criando a falsa ilusão de segurança pública, quando tal ato não é preventivo, e sim um apoio na resolução de ocorrências.
Sou profissional da educação física e “recreadora” profissional no âmbito privado, pela minha experiência, compreendo os benefícios das oficinas de recreação na vida do público infanto-juvenil, adultos e idosos, desenvolvimento habilidades, o divertimento, interação social, e desvendando novos conhecimentos. Acredito que todas as pessoas gostam de aprender, basta ter a oportunidade. Não podemos viver do modo fascista como sugere o atual governo. Temos de respeitar a diversidade, a pluralidade, e o Estado como dever, disponibilizar o acesso ao esporte, cultura e educação, nos mais diversos setores possíveis.
De Mariele Godoy
Secretária de Comunicação do PT Lavrinhas
