Lavrinhas

Música, dança e teatro para todos e todas

O acesso às artes e educação como uma das principais bandeiras do PT Lavrinhas.

ícone relógio23/07/2021 às 00:41:13- atualizado em  
Música, dança e teatro para todos e todas

Esta é a primeira de muitas publicações que o PT Lavrinhas pretende fazer sobre um de seus projetos favorito. A música, as artes e toda e qualquer forma de educação, que deve ser de acesso livre e gratuito para a população mais carente, que não tenha condições de financiar seus estudos privados. 
Nosso projeto é inspirado na ação do presidente Lula que sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica, e na Lei 13.278/2016, sancionada em 03 de junho de 2016 pela presidenta Dilma Rousseff, que incluiu além da música, as artes visuais, a dança, e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. Leis que sem dúvida, foram uma grande conquista para o área da educação das artes e o setor artístico. Certa vez, que é muito comum a prática do ensino como fonte de renda na vida de um artista. 

Um grande exemplo da aplicação da Lei Nº 11.769, é o Projeto Música Nas Escolas, da cidade de Barra Mansa, interior do estado do Rio de Janeiro. Lá, cerca de 25 mil crianças são atendidas com musicalização e prática de instrumentos orquestrais em suas escolas. Onde os professores, também integram o quadro de grupos artísticos, tais como orquestra sinfônica, banda sinfônica, fanfarra, etc. Podemos notar, que o nome do site do projeto se chama música nas escolas, e não orquestra ou banda sinfônica de Barra Mansa. A razão disto é que a verdadeira essência para o projeto existir, está muito além da performance do artista no palco, e sim no projeto pedagógico. Assim podemos dizer, que a pedagogia e as artes, devem caminhar juntar. Uma para complementar e a outra para sobreviver em nosso país. 

O Instituto Baccarelli da favela de Heliópolis em São Paulo, iniciou há 24 anos, quando o maestro Silvio Baccarelli ficou chocado com um grande incêndio que ocorreu na favela e que matou um menino de quatro anos e uma recém-nascida. A tragédia o fez eleger a região para um projeto filantrópico que idealizava havia anos. Logo as primeiras crianças seriam escolhidas para aprender música clássica. E a iniciativa que começou com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador, hoje atende anualmente em uma área de 5 mil m², mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 17 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 52 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras. Reparem novamente, que apesar do Instituto Baccarelli possuir orquestra de grande performance, atuantes em turnês no exterior, a ênfase do projeto está no atendimento pedagógico de mais de 1.200 crianças. 

Neste momento de desmonte do setor cultural no Brasil, é preciso muita união de toda a classe artística. Mesma classe que necessita compreender melhor duas coisas; a pedagogia das artes se faz necessária na vida do artista e é de suma importância para a sociedade, e é preciso reconhecer a importância do Estado para a sobrevivência da cultura no Brasil e é o dever do artista retratar e refletir o seu tempo, sendo assim indispensável sua participação na criação de políticas públicas para o setor. 

O PT Lavrinhas desenvolve o seu projeto pedagógico cultural na cidade, com aulas de música, com aprendizado da teoria da música, harmonia, percepção, história da música e instrumento. E pretende além da ação local, criar mobilizações para promover a união de músicos de orquestra, bailarinos, atriz e atores, e toda a diversidade que englobe o setor artístico, para auxiliar nas sugestões de políticas públicas que beneficiem esta classe. 

Do PT Lavrinhas