Lavrinhas

PT Lavrinhas

O desenho que saiu do papel para se tornar uma estrela

ícone relógio13/07/2021 às 20:40:27- atualizado em  
PT Lavrinhas

Apesar de ter sido oficializado no dia 21 de abril de 2021, hoje compreendemos que o PT Lavrinhas estava sendo projetado tempos antes. E um fato muito marcante, foi em meados de 2015 ou 2016. Quando o juiz na época, Sergio Moro, estampava a capa da revista Veja como o super herói brasileiro.

Porém, um pouco antes disso, um dos membros do nosso partido, já havia, mesmo ainda sem saber, sofrido das consequências do lawfare criado por Moro contra o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores, que consequentemente, resultou no impeachment da presidenta Dilma. Pois, para nós, a “água está turva” há pelo menos 8 anos. Quando era notável o golpe do PSDB, principalmente no estado de São Paulo, massacrando o setor cultural, com cortes de recursos que, mais futuramente, resultaria em extinções de projetos socioculturais e grupos sinfônicos e artísticos, como por exemplo ocorreu, com a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. 
Sergio Moro, talvez sem pretensões, contribuiu para o desmanche da cultura brasileira. Nós entendemos que, para criar o clima necessário afim de consolidar o impeachment de Dilma, Moro praticamente paralisou o setor da construção civil no país. Enquadrando numa frase muito citada pelo ex-presidente Lula, quando diz que para investigar a corrupção nas empresas, não era necessário parar com suas jornadas de trabalho. Ato que acarretou em demissões em massa. Cito este ponto pois, a Odebrecht por exemplo, era patrocinadora de projetos socioculturais no país. E se, de certa forma, o setor cultural sofreu com os atos irresponsáveis de Sergio Moro, é de se imaginar o quanto sofreu cada trabalhadora e trabalhador, que se viu no olho da rua, naquele ano de 2015.

O fato marcante da nossa história, foi quando um músico e artista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, pediu para um dos membros do nosso partido, caricaturar Sergio Moro. Na época, o músico dizia que precisava muito deste desenho para ilustrar aos seus colegas de trabalho quem de fato era Sergio Moro e suas reais intenções. O então futuro membro do PT Lavrinhas, já “bebendo da água turva” há muito tempo, compreendia as consequências e injustiças do golpe que se aproximava contra a Dilma, mas ainda não compreendia o lawfare criado por Moro contra o Lula. Mesmo assim, aceitou a proposta da caricatura, que é esta que está como imagem principal do artigo. E ao mesmo tempo que desenhava, recebia as orientações do experiente e petista, músico da OSPA, sobre a injustiça também traçadas contra o ex-presidente. 

E isto foi um fato muito importante, porque a partir daí, se iniciou uma pesquisa, tanto sobre a vida e trajetória de Luís Inácio Lula da Silva, como não somente do Partido dos Trabalhadores, como de todos os partidos do Brasil. E o resultado desta pesquisa não poderia ser outro. Lula é inocente e o PT é o maior partido do Brasil. 

Claro que de lá para cá, muita coisa aconteceu até o PT ser reativado em Lavrinhas, mas esta história foi como um divisor de águas, que fez com que o grupo de pessoas que querem lutar por mais acesso da população à cultura, educação e esporte, a se filiarem ao PT, carregando como uma das missões, ajudar a reparar os danos causados pelo golpe de 2016 no Brasil.

Do PT Lavrinhas